Serendipity é uma palavra da língua inglesa que define uma descoberta maravilhosa feita totalmente ao acaso. Foi exatamente sob essas circunstâncias que Maria Ousseimi acabou se tornando a responsável pela criação visual do deslumbrante restaurante Lisa Beirut, na capital libanesa.
Apesar do mestrado em Desenvolvimento Econômico e as graduações em Filosofia, Cinema e Letras, Maria foi levada sem querer, por seu bom gosto impecável, para o design de interiores. De amigo em amigo, a libanesa acabou entrando no caminho de Liza e Ziad Asseily – conterrâneos responsáveis pela rede parisiense Liza – e a conexão foi imediata. A criatividade livre da decoradora autodidata encantou o casal de empresários.
“Como não sou profissional de fato, acabo me sentindo responsável por cada detalhe, mesmo os aventais e a cor dos uniformes”, explica ela, com humildade, o sucesso de seu trabalho. E detalhes não faltam no Liza Beirut. A autora misturou inspirações diversas com design contemporâneo tanto do Líbano quanto do resto do mundo.
Apesar de manter a estrutura tradicional da casa, que data o início do século 19, o espaço de 500 m² ganhou cômodos divertidos que contam uma história visual do piso até o alto das paredes de 7 metros. “Não ficamos obcecados por design”, defende a partidária de um décor divertido e até um pouco debochado – mas sem perder a elegância.
Assim, os detalhes arquitetônicos e azulejos orientais passaram a dividir espaço com papéis de parede que tornaram o espaço em um tema mais delirante que o outro. Assim surgiu o Salão das Bananas, o Salão dos Prédios e o Salão do Dinheiro. Para finalizar com chave de ouro, luminárias em forma de estrelas gigantes de Hubert Fattal pendem do teto e brilham nas noites de Liza Beirut, assim como nas unidades parisienses da primeira rede de culinária libanesa a aparecer no Guia Michelin.