O Design Miami/Basel não decepciona. Como já era esperado, a nona edição do evento, que acontece na pequena cidade suíça que o nomeia, bateu recordes de público: 26.600 pessoas durante os 7 dias de feira. Dentre eles, um time notável, que inclui o galerista Larry Gagosian, o arquiteto David Adjaye e os colecionadores Marie e Joe Donnelly.
Entre 16 e 22 de junho, mais de 50 galerias de 13 países apresentaram cerca de mil peças históricas do século 20 e novos trabalhos. A feira também lançou seu mais novo programa, o Design At Large, uma plataforma de exposição que apresenta instalações monumentais que ultrapassam o tamanho da galeria, sob a curadoria de Dennis Freedman, diretor criativo da Barneys New York. Uma delas foi a ambiciosa comissão Triangular Series, de Jamie Zigelbaum.
“Todos os anos, Design Miami/Basel dá a colecionadores e entusiastas do design a chance de interagir com as melhores criações e os galeristas do mercado. Sejam trabalhos vintage com qualidade de museu ou peças contemporâneas de edição limitada, a feira é excitante porque não é simplesmente para se ver, mas sim para interagir com coisas que afetam nossa vida”, comenta Rodman Primack, diretor-executivo do evento.
Dentre as tendências mais fortes, notou-se a força de uma boa cenografia, como na Galeria Jacques Lacoste, que optou por uma seleção bem editada de obras em um ambiente maravilhosamente concebido. Trabalhos como Here, Now, de Gjertrud Hals apontam para uma popularidade crescente de obras em forma de parede, enquanto mármore e latão continuam queridinhos. O uso exótico de materiais naturais também apareceu, como a série Studio Swine’s Hair Highway, da galeria Pearl Lam, que usou cabelo humano e resina natural como base.
A Audi exibiu uma instalação escultural de Konstantin Grcic, inspirada pelo novo Audi TT coupé, usando peças reais do carro. Já Fredrikson Stallard’s 'Prologue', criou um anel gigante com mais de 1 tonelada de aço e 8 mil cristais Swarovski.
Se depender das expectativas, a próxima edição do Design Miami/Basel não será nada menos que espetacular!