Com linhas contemporâneas e espaços generosos, essa casa dentro de um condomínio na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, é o lar de um jovem casal. Assim que adquiriram o imóvel de 885 m² projetado pela arquiteta Aurora Grei, eles recorreram à dupla Claudia Pimenta e Patrícia Franco, arquiteta e designer de interiores, para ajustar a casa às necessidades de sua família, que inclui uma filha de dois anos e um bebê prestes a chegar.
Na lista de desejos dos proprietários estavam ambientes seguros para as crianças, confortáveis para toda a família, com um visual contemporâneo, que valorizasse as características mais marcantes da arquitetura, como o pé-direito imponente, a luz natural abundante, e a integração entre os ambientes internos e a área de lazer.
A intervenção teve início no lado externo, onde procurou-se criar elementos de forte impacto visual. O pórtico de entrada, que acompanha o pé-direito de seis metros de altura do living, foi repaginado e recebeu filetes de pedra ferro (Mosarte) e chapas de ipê champanhe (Marcenaria Lacca).
Ainda do lado de fora, a parede verde executada pela paisagista Carmem Mouro foi a solução encontrada por Cláudia e Patrícia para esconder o muro do vizinho e, de quebra, adicionar mais verde na área da piscina. Com 45 m² de extensão, jardim vertical utilizou espécies como samambaias, véu de noiva e chuva de ouro.
Nos interiores, sobretudo nas áreas sociais, predominam tons neutros e móveis de design contemporâneo adquiridos em lojas como Finis, Artefacto, Mac e Trançarte. Também se destacam, algumas obras de arte, como as esculturas de Rodrigo Saramago no living e de Fabian Rodrigues na circulação do segundo pavimento. Ambas as peças foram fornecidas pelo Gabinete Duilio Sartori.
Cláudia conta que um pedido especial dos proprietários foi que o design de toda a casa levasse em consideração a filha pequena. "Daí a opção por móveis baixos e estofados que facilitam a limpeza, bem como por tapetes felpudos e aconchegantes", explica a arquiteta. Também para proteção das crianças, o guarda-corpo de vidro do andar superior foi substituído por um modelo que se estende do piso ao teto.
O projeto de iluminação foi desenvolvido para valorizar detalhes da arquitetura e da decoração. Tanto a iluminação geral, quanto a pontual, foram feitas com circuitos independentes, o que permite várias opções de cenas. "Nos locais onde o pé-direito é mais alto, foi usada iluminação pontual para valorizar a altura. Também criamos uma composição com vários lustres descendo do teto", revela Cláudia, citando a cascata de pendentes Copper, do designer Tom Dixon.
Tons neutros como off-white e fendi marcam presença na suíte do casal, que recebeu na parede da cabeceira da cama papel de parede com textura que imita o couro de crocodilo (Orlean). Visando assegurar a privacidade e o descanso dos usuários, closet e banheiro foram isolados do quarto por um corredor interno.
O projeto dedicou um esforço extra na concepção do quarto da filha. Colorido e feminino, o ambiente com 37 m², incluindo o closet, foi pensado para acompanhar o crescimento da criança. Cama com dossel, papéis de parede com diferentes estampas (Orlean), além de nichos e caixas coloridas para organizar os brinquedos compõem o espaço. Para tornar a atmosfera ainda mais lúdica, a iluminação contou com fibra ótica que cria um efeito de céu estrelado, além de fitas de LED que ressaltam os círculos vazados no teto e na parede.
A cozinha, projetada para dar praticidade ao marido que cozinha em suas horas vagas, também recebeu tratamento especial. Um painel vermelho desenvolvido pela Lacca camufla a caixa de luz e cria um espaço para guardar os livros de gastronomia da família. Do outro lado, uma das paredes foi revestida com textura de aço patinável com alto-relevo de grãos de café criada pelo artista plástico francês Benoit Gentil.