Em 1960, o consagrado escritor norte-americano Hunter S. Thompson terminou seu segundo livro, batizado de The Rum Diary. A obra, que contava a história de um jornalista de mudança para a Costa Rica, só foi lançada 30 anos depois, em 1998. Mais 15 anos se passaram para que ela se tornasse também a inspiração de um bar na Austrália. Mas o local, que ganhou o mesmo nome do livro, não é uma ode ao escritor. Ali, a bebida presente no título é o verdadeiro motivo de reverência.
The Rum Diaries fica em uma charmosa construção vitoriana da cidade de Melbourne e tem em sua carta mais de 165 tipos diferentes de rum. Para que os clientes pudessem experimentar versões apimentadas, doces, leves ou pesadas da bebida, o próprio dono do local se encarregou de reformar e criar o décor do espaço. “Queria construir um ambiente convidativo e aconchegante em que as pessoas não tivessem vontade de sair. Por isso, eu mesmo projetei tudo e só tive ajuda na mão de obra”, conta Hamish Goonetilleke.
O resultado foi um espaço com tema náutico e vintage que mixa materiais naturais de forma ousada. Diferentes tons de madeira e uma cartela de cores quentes ajudam a acalorar o interior e a luz indireta auxilia a aconchegar os clientes.”Além de darem a sensação de conforto, os pendentes em diferentes alturas conectam os elementos aleatórios da decoração”, se diverte Goonetilleke. A iluminação é uma ferramenta tão importante que, desde a entrada, já ajuda a ditar o clima que será encontrado do lado de dentro. “Instalei uma lightbox vermelha na vitrine para que a cor se expandisse para a rua.”
O balcão com tampo de mármore também integra as criações do proprietário.”Antes de construirmos nossa cozinha no mezanino, onde também temos um jardim, pensávamos em um projeto em que serviríamos apenas drinques. Por isso, demolimos a original para ganhar espaço, mas o balcão ficou estranho”, conta. “Foi então que removemos uma peça do fundo do bar, cortamos novamente e a reinstalamos no espaço faltante. O resultado ficou tão bom que ninguém nota!”
The Rum Diaries pretende expandir seu funcionamento, que atualmente é somente noturno, para a parte do dia. Para isso, Goonetilleke está elaborando um menu especial baseado na culinária da América do Sul.