Com todas as atenções voltadas para a Copa do Mundo, muita gente acabou se esquecendo de que o mês de junho também é o mês de São João – e de Santo Antônio, São Pedro e São Paulo – e, portanto, das festas juninas. E, de fato, junho passou sem que falássemos um pouquinho dessas festas de que tanto gostamos, com suas fogueiras, quadrilha, balões, vinho quente e muitas, muitas bandeirinhas.
No entanto, não poderíamos deixar de mencionar aqui alguém que nos acompanha no Vamos Receber e sabe receber como ninguém para uma boa festa junina: a querida Malu Silvestre, que gentilmente nos convidou para participar de seu “arraiá”.Todos os anos Malu idealiza uma festa junina diferente e ainda mais animada que a do ano anterior. Com a ajuda de um incrível grupo de amigos, ela passa cerca de um mês preparando com muito cuidado e carinho cada cantinho da sua casa com o tema escolhido.
Em uma oficina onde, em conjunto, todos os amigos trabalham – mas, principalmente, se divertem – materiais utilizados em festas anteriores são transformados em uma decoração inteiramente nova.
Neste ano, os destaques foram o altar maravilhoso, onde, sob o olhar atento de Santo Antônio, ocorreu o casamento junino; as lanternas em forma de balão; o enorme céu azul repleto de estrelas que cobria a simpática lagoa em que se transformou a piscina e os bonecos de palha representando motoqueiros (uma paixão nossa); tudo criado pelos amigos especialmente para a ocasião.
Além disso, amamos o lugar das pashminas, para as “muié” não sentirem frio, o “cantinho da marvada” onde eram oferecidas as bebidas e o “cantinho divinha quem é” com fotos dos amigos quando crianças, fotos de festas passadas, dentre outras lembranças gostosas que são compartilhadas entre todos.
Logicamente não poderia faltar uma boa dupla sertaneja para embalar os convidados.
E, como boa anfitriã que é, Malu sempre capricha nas deliciosas comidinhas. Dispostos em largos balcões, onde bonequinhos de palha pareciam dançar a quadrilha, pratos típicos abasteciam os convidados para não faltar energia e animação. Complementando a decoração, um antigo – e belíssimo – fogão à lenha, com o aviso de “fugão quenti”, fazia parte da cozinha 100% montada para a festa.
Bem, mas se junho já passou, que tal se inspirar em Malu e receber os amigos para uma festa julina? Ainda dá tempo!
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna, são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog
Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.