Nos Estados Unidos dos anos 1960, a fotografia apenas começava a emergir como uma das belas-artes. Os artistas amadureciam suas ideias com extrema liberdade em pequenas comunidades espalhadas pelo país. Reunir os questionadores foi mérito da exposição Photography into Sculpture, que aconteceu em 1970 no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e marcou a história dessa forma de arte no país.
Quase meio século depois, as obras voltam aos holofotes na mostra The Photographic Object, 1970 , aberta até 25 de julho na galeria nova-iorquina Hauser & Wirth's, com curadoria de Olivier Renaud-Clément. Comemora o evento um livro com ensaios da curadora Eva Respini, do departamento de fotografia do MoMA, organizado por Mary Statzer, da Universidade do Arizona
É uma oportunidade de entrar em contato com o vanguardismo dos criadores, que anunciaram o nascimento de novas práticas para a fotografia. Muito antes do surgimento de smartphones e cinemas 3D, eles tiraram do papel as imagens e as transformaram em esculturas, painéis e instalações.
Robert Heinecken, fotógrafo de Los Angeles, por exemplo, experimentou ao criar um quebra-cabeças com pedaços de órgãos do corpo humano na obra Multiple Solution Puzzle (1965). Ellen Brooks, por sua vez, posicionou sobre grama artificial uma sequência de fotos de casais tendo relações sexuais e rolando na relva em sua obra Flats: One Through Five (1969).
Já o artista Richard Jackson usa os negativos de maneira inusitada na escultura Negative Numbers (1970/2011). Fixados a painéis transparentes, os filmes recebem a luz de duas lâmpadas industriais em uma mesa de madeira. Quem olha mais de perto enxerga um corpo fantasmagórico e indistinto, além de uma série de algarismos - os números de seguro social e de registro militar de Jackson.
Ainda instigantes, os questionamentos suscitados pela mostra corroboram a citação do curador original Peter Bunnell: "a vitalidade deste trabalho e a deliciosa ansiedade com a qual muitos responderam a ele indicam que essa direção provocativa de maneira alguma alcançou o zênite da sua significância".