Nada melhor que, na hora de cuidar da aparência, encontrar um espaço que ofereça, além de conforto, um pouco de privacidade e decoração caprichada. Foi pensando nisso que o cabeleireiro Pascal Lancien chamou Margaux Keller para criar seu ousado salão na cidade francesa de Marseille: o Le Coiffeur.
Já pela vitrine é possível perceber que o espaço reserva mais que apenas uma sessão de estética, mas sim uma experiência. Longe do formato tradicional dos salões, o local é construído em um minimalismo composto de azul-celeste e pontos de amarelo e de cinza – isso sem falar nos móveis elegantes e na amplitude do ambiente.
Toda a estrutura, a propósito, foi criada por Margaux especialmente para o Le Coiffeur. Os lavatórios, por exemplo, ficam dentro de uma cabana partida ao meio no fundo da loja, inspirada nos abrigos de pescadores da cidade. Já o corte de cabelo é realizado em mesas individuais batizadas de La Coiffeuse, cujos espelhos possuem um semiabrigo que preserva a intimidade do cliente.
O pensamento criativo pode ser notado por todo o salão. Do teto pendem luminárias de vidro sopradas na Itália que foram inspiradas na forma dos secadores vintage. E pelo piso, para evocar um ar definitivamente francês, um mix de concreto e de ladrilho provençal renova a tradição local. Se a cenografia é tão caprichada, imagine então os cortes de cabelo que devem sair dali.