Alguns objetos do mundo do trabalho têm um design tão primoroso que dá vontade de levar para casa. O designer Tommaso Caldera interessou-se pelas lâmpadas de oficinas e armazéns, com suas características gaiolas protetoras de metal. As peças inspiraram a luminária Tull, assinada por ele e lançada na Semana do Design de Milão deste ano pela marca Incipit.
"Pensei que seria um belo desafio mudar as lâmpadas de um ambiente industrial e muito mecânico para um doméstico. O desafio era trabalhar na estética e na linguagem", conta o italiano.
Para a Tull ficar dentro de casa, sua gaiola metálica foi remodelada, ficando mais larga e redonda. Em lugar de apenas proteger a fonte de luz, a estrutura projeta sombras arredondadas, dando charme ao pendente. Também permite que a peça funcione como luminária de mesa e piso — nesse caso, ela ganha uma alça de couro.
A luminária traz ainda um difusor redondo e combinação aconchegante de cores: laranja e azul, preto e azul, além de cinza e laranja. A peça mede 32 x 32 x 36 cm. Caldera fez questão de usar os materiais das lâmpadas de armazém: alumínio para o difusor e aço para a armação.