No nordeste da Índia existe um ritual em que um membro rico de uma comunidade oferece um enorme banquete festivo para seus companheiros, dividindo seus bens com as pessoas mais pobres. É com inspiração nesse gesto altruísta que a organização autraliana Ygap fundou, na cidade de Melbourne, o restaurante Feast of Merit, uma verdadeira festa gastronômica sem fins lucrativos.
Os valores de humildade percorrem todos os âmbitos do restaurante, desde o lucro gerado, que é destinado a projetos de educação na África, na Ásia e na Austrália, até o conceito do menu e do décor. Os pratos, criados pelo chef Ravi Presser, foram elaborados para fomentar o mercado local. Com sabores inspirados no oriente, os ingredientes vêm de produção sustentável e variam de acordo com a sazonalidade. Uma filosofia que privilegia o movimento slow food e têm como mantra a filosofia do alimento que vai direto da fazenda para a mesa. "Meu objetivo é criar comida que seja ética, saudável, interessante e saborosa", conta Presser.
O espaço do Feast of Merit também respira esse movimento positivo. Construído com princípios de simplicidade e honestidade, lança mão de materiais naturais e rústicos. Madeiras selvagens e de reflorestamento se unem a itens coletados ou doados para construir um espaço aconchegante e cheio de camadas de personalidade. Inclusive, boa parte do equipamento da cozinha é fruto de doações de empresas locais.
No salão, composto por paredes de tijolos aparentes, as mesas tradicionais dividem espaço com outra grandes e comunais, que encorajam a relação entre os clientes. No topo do edifício, um jardim convida as pessoas a comerem sob uma iluminação suave e lúdica.
Mais que apenas um restaurante, Feast of Merit é um experimento social e gastronômico e uma grande festa em homenagem a vida. Bonito de se ver e de saborear.