Construída com vidro e aço, a Faculdade de Arquitetura de Nantes tem linhas retas e design discreto. Mas uma construção bem pouco sóbria ocupa o centro do seu pátio interno. O bar L'absence chama atenção por suas protuberâncias orgânicas, azul vívido e aparência primitiva.
Mas nem tudo é irregular. A construção tem portas de vidro planas, que cortam a massa disforme e contrastam com o design geral. Grandes janelas redondas, semelhantes a escotilhas de submarinos, perfuram a fachada.
O interior tem um mezzanino e escadas redondas, apoiadas em colunas delgadas de metal. O quiosque não tem piso, apoiando-se sobre o calçamento do pátio. Dessa forma, a decoração dá ao espaço a aparência de uma praça de meados do século 20.
"L'Absence busca encorajar os estudantes a ousar pensar diferente", contam os arquitetos e artistas do escritório holandês Atelier Van Lieshout. Os profissionais ganharam a oportunidade de construir o bar através do festival de arte Estuaire. Através dele, o centro cultural Lieu Unique chamou artistas internacionais para construírem obras no vale do rio Loire.
O bar não atrai apenas estudantes. Devido à sua aparência de outro mundo, tornou-se ponto de encontro para os moradores da cidade, recebendo shows e pessoas interessadas em lanches e bebidas.