O jogo de xadrez surgiu na Índia, no século 6. As peças conhecidas hoje, no entanto, foram inventadas na Inglaterra, em 1849, pelo arquiteto Nathaniel Cook. As linhas equilibradas e levemente curvas são influenciadas pela arquitetura da Londres vitoriana. A cidade estava vivendo um novo interesse pelo estilo clássico, estimulado pela descoberta recente das ruínas greco-romanas.
A harmonia das peças de Cook inspirou a designer francesa Ionna Vautrin na criação das mesas Pion (peão, em francês). Nelas, os tampos se equilibram suavemente sobre os cones da base. Por conta dos traços econômicos, combinam com diversos ambientes: sala de jantar, restaurantes e escritórios.
"As peças podem durar muito tempo, por serem muito simples", celebra Ionna. O revestimento de laca colorida quebra o ar espartano dos móveis. "É tão brilhante que parece cerâmica. É uma coleção muito divertida porque brinca com cores e materiais", ressalta. As mesas foram feitas nas cores mostarda, oliva, pêssego, azul e cinza.
Lançadas na Semana de Design de Milão pela espanhola Sancal, as mesas complementam a coleção apresentada em 2013, composta por um banco, mesa lateral e mesa bistrô, também de mesma inspiração. Os móveis tinham assento de couro e tampo de madeira - contrastando a rusticidade dos materiais com as bases de laca.