Nem todo viajante de luxo passa o verão nas ilhas gregas. Muita gente prefere desbravar roteiros pouco conhecidos e, por isso mesmo, mais exclusivos. Mirando esse público, o empresário Philip Lategan fundou a JourneyBeyond, uma operadora de turismo especializada em passeios na África Subsaariana.
A operadora com sede em Johanesburgo tem os chamados travel designers. Especialistas em turismo na região, os profissionais testam os passeios, hospedam-se nos hotéis e selecionam os guias. Eles ajudam a criar os roteiros - tão personalizados que cada cliente ganha uma apostila diferente no aeroporto, explicando o seu itinerário, com mapas, dicas de restaurantes e indicações sobre gorjetas.
O carro-chefe da agência são as visitas à natureza. As atividades vão desde os tradicionais safáris fotográficos na reserva de vida selvagem do Serengeti até canoagem nas proximidades das cataratas de Victoria, no Zimbábue. Quem tem menos energia pode percorrer o rio Zambezi em um cruzeiro.
Mas não faltam roteiros inusitados. É possível conhecer, por exemplo, a cena vibrante de bares e restaurantes em Maputo, capital de Moçambique. Ou conhecer as ilhas Mnemba, também no país, com seus mares cor de turquesa. Outra opção é mergulhar entre os tubarões brancos em Cape Town, na África do Sul.
A operadora ainda cria passeios para países como Botswana, Namíbia, Zâmbia, Madagascar, Malawi, Tanzânia, Quênia e Uganda. O mundo, é bom lembrar, tem muitos países interessantes ao sul do Equador.