Nos Estados Unidos, muitos contâineres marítimos que trazem mercadorias de outros países simplesmente não são reutilizados – pois o custo de mandá-los de volta vazios não compensa -, e acabam se acumulando em depósitos até serem transformados novamente em aço. Para evitar o desperdício dessas estruturas que já estão prontas, os arquitetos do escritório North Arrow Studio e a empresária Bridget Dunlap, de Austin, no Texas, decidiram construir um bar composto basicamente de contâineres empilhados.
“Contâineres de navios são construções eficientes por natureza. As paredes de aço têm função estrutural, assim como a base. Basicamente, são grandes armações estruturais, projetadas para aguentar peso e serem empilhadas. Nada mais natural do que transformá-los em módulos construtivos”, fala o arquiteto responsável pelo projeto, Francisco Arredondo. E assim nasceu o Container Bar, inaugurado em março deste ano em Austin.
O projeto, simples e direto, foi pensado para promover a curtição: “Imagine estar no meio de um depósito cheio de contâineres, e de repente descobrir um bar escondido. É divertido. E é essa a sensação que queremos passar para as pessoas”, diz Arredondo. Por isso, a planta conta com um pátio interno de pé-direito duplo, envolvido pelos sete módulos de aço. Alguns deles ficam empilhados, de modo a formar dois andares.
A cobertura metálica é flutuante, ou seja, fica apoiada somente nos pilares que delimitam a área do bar, de 644 m². Dois grandes deques, um no térreo, outro no andar superior, são espaços para circular e formar rodas de conversa. Além disso, os interiores dos contâineres revelam mais surpresas: diferentes revestimentos foram usados nas paredes, criando assim ambientes com ares bem diversos. Há um espaço revestido de mosaico de pastilhas, há outro em que se veem painéis de madeira com letras entalhadas.
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidados do décor
Os demais espaços têm tábuas de madeira de demolição nas paredes, e murais coloridos pintados pela artista Michelle Marchessault. Para que os clientes fiquem ainda mais à vontade, e aproveitem os deliciosos drinques oferecidos pelo bar, por todas as áreas se espalham sofás e poltronas aconchegantes. E, junto às janelas dos contâineres, bancos de madeira permitem que as pessoas se sentem ali, apoiem seus copos e apreciem a vista, num clima de descontração total.