Estão em exposição até o fim do mês na instituição parisiense Maison du Danemark obras do designer e arquiteto dinamarquês Finn Juhl (1912-1989). A casa, na eterna Champs-Elysées, abre suas portas à mostra Mobilier et Dessins de Finn Juhl, que convida visitantes a tocar e sentar em criações de um dos grandes mestres do desenho nórdico.
Quase todas as peças em cartaz são reedições do estúdio One Collection, incluindo cadeiras, poltronas e canapés. Além delas, a Maison du Danemark apresenta aquarelas e desenhos originais do dinamarquês. Consagrado especialmente pelos seus móveis, Juhl também é celebrado pelo seu trabalho nas áreas da arquitetura e da decoração.
Mobilier et Dessins de Finn Juhl apresenta ainda novidades, como a reedição da cadeira FJ 51, originalmente concebida em 1951 para a câmara do Conselho de Tutela da ONU. A mostra oferece a oportunidade de conhecer também a Council Chair, derivação contemporânea da FJ 51, assinada pelos designers Kasper Salto e Thomas Sigsgaard.
Mais de 100 anos após o seu nascimento, o mobiliário de Finn Juhl continua conquistando admiradores, prova de que suas criações estavam à frente de seu tempo. Tendo projetado muitas de suas obras para uso próprio, sua estética é tida como artística e escultural, o que rafirma sua atemporalidade.
Mobilier et Dessins de Finn Juhl
Local: Maison du Danemark
Endereço: av. des Champs-Élysées, 142, Paris
Data: até 28 de julho