A grife alemã Axor, do grupo Hansgrohe, tem um desejo para seus artigos: que quebrem padrões, fazendo do banheiro um espaço tão valorizado quanto o restante da casa. E não está disposta a poupar esforços para tanto. A prova é o convite feito a dois dos nomes mais incensados do design contemporâneo - o trio sueco Front e o estúdio japonês Nendo - para criarem instalações capazes e mudar a forma como os chuveiros são vistos.
Chamada de WaterDream, a obra desenvolvida pelo Front é uma percepção do que significa chuveiro e banho para as designers, que decidiram expor a estrutura que na maioria das vezes, fica escondida atrás das paredes. O cobre foi o material escolhido para montar a labiríntica tubulação por onde passa a água, compondo tudo, das válvulas a acoplamentos e funis. O caminho leva a três grandes chuveiros.
Enquanto isso, Oki Sato, do estúdio Nendo, decidiu ultrapassar as barreiras e levar o chuveiro para fora de seu ambiente natural. “O objetivo era combinar elementos que fazem parte da vida, como a luz e a água, ampliando as possibilidades sensoriais do chuveiro”. O resultado é um híbrido de lâmpada e ducha que funcionam ao mesmo tempo.
Estas foram apenas as duas primeiras colaborações de um projeto que a Axor pretende complementar. A marca já tem confirmadas parcerias com Ronan e Erwan Bouroullec, Antonio Citterio, Jean-Marie Massaud, Phoenix Design, Philippe Starck e Patricia Urquiola. Fiquemos de olho!