A primeira impressão que se tem do restaurante Kessalao, na cidade alemã de Bonn, já é capaz de encher qualquer coração de alegria. Cores vibrantes, formas simples e superfícies acolhedoras transformam o que poderia ser apenas mais um estabelecimento de fast food em um verdadeiro núcleo de felicidade visual.
A responsável pela criação de toda a identidade do estabelecimento de comida mediterrânea foi a agência espanhola Masquespacio, sob o comando da diretora de criação Ana Milena Hernández Palacios. O nome do lugar surgiu da junção de uma palavra espanhola e outra em alemão, ambas com um mesmo significado. Tanto kess quanto salao se referem a um garoto, personagem fictício encantador, assim como a decoração do espaço. Da letra S que une as duas palavras, pende uma gota de óleo de oliva, ingrediente principal da cozinha mediterrânea.
No interior do Kessalao, vermelho, azul, amarelo e roxo – as cores mais populares entre os alemães – se unem a superfícies de madeira crua e trançados de ráfia. O resultado é um ambiente natural e aconchegante mas, ao mesmo tempo, muito descolado e contemporâneo. "A decoração do espaço é uma metáfora de uma colheita de frutas e vegetais frescos em uma cesta de ráfia", explica Ana Milena.
Além de toda a explosão de cores, o espaço possui um sistema de mesas dobráveis que se adaptam ao fluxo de clientes, dependendo do horário. Dessa forma, o Kessalao consegue servir apenas refeições para viagem durante o dia e funcionar como um snack bar à noite. O difícil mesmo é resistir à tentação de passar mais alguns minutos em um lugar com o clima tão acolhedor.