A terracota é um material mais que tradicional entre as culturas do mediterrâneo. Foi como uma homenagem a esse elemento presente através de vasos ou potes em cada lar italiano que o coletivo FID – Federazione Italiana del Design – idealizou a coleção Terracota Everyday, exposta no Superstudio Piú, durante o Salão do Móvel de Milão 2014.
Cada um dos dez jovens designers do grupo foi desafiado a criar, em colaboração com artesãos locais, objetos simples que pudessem ser usados no dia a dia. Os participantes podiam adicionar qualquer outro material, desde que a terracota prevalecesse. O resultado não poderia ser diferente: peças triviais, mas com uma sofisticada simplicidade e uma beleza incontestável.
Mas quem vê a coleção pronta não imagina que, para chegar aos produtos finais, foi necessário um extenso aprendizado sobre o material. O encolhimento da terracotal ao secar, por exemplo, foi algo que os designers aprenderam a contornar apenas depois de muita troca de informação com os artesãos. Ao compartilhar conhecimento nada ruim pode resultar, ainda mais quando a tradição encontra a vanguarda para gerar design do bom.