Uma das vantagens de morar em Barcelona é que a probabilidade de habitar um imóvel de estilo art nouveau é das maiores. Entretanto, quando o escritório Colombo e Bertoli foi chamado para reformar o Rocha Apartment, no último andar de um edifício no centro da cidade, descobriram que ele havia sido construído no final dos anos 1960 e não dispunha de qualquer charme de época.
Além disso, a distribuição dos espaços era incoerente e inconveniente. Por isso, o primeiro passo foi demolir uma boa parte das paredes para deixar a luz invadir os 170 m² do imóvel e para facilitar a circulação. Como o orçamento era baixo, os arquitetos do estúdio tiveram que pensar em soluções práticas e de baixo custo.
A nova residência, que deveria ter quatro dormitórios, acabou ganhando um banheiro para cada um deles. A cozinha também teve que ser mudada de lugar para que o Rocha Apartment ganhasse mais espaço. Assim, passou a integrar o amplo living, que também englobou o que antigamente era um hall de entrada sem iluminação.
A paleta de materiais escolhidos foi enxuta. O piso foi feito com microcimento cinza claro, os acabamentos em madeira natural, cada banheiro ganhou revestimentos de uma cor e o corredor ganhou dois tons de tinta. Nos demais espaços, o branco impera.
Mas um recanto da morada acabou ganhando atenção especial. Um antigo terraço que havia sido fechado há anos com um teto e janelas de alumínio foi transformado em um espaço de relaxamento híbrido, que une interior e exterior. A parte interna foi nivelada com a externa com o uso de tradicionais tijolos terracota. O mesmo material foi usado para erguer um conjunto de bancos que cerca o espaço. Para completar a unidade visual, uma cobertura de ripas de madeira se extende de fora para dentro, servindo de cobertura e de revestimento decorativo nas paredes, enquanto uma mesa se prolonga de dentro para fora através de uma janela arqueada.
No final, o Rocha Apartment passou de um imóvel escuro e antiquado para um amplo, iluminado e contemporâneo lar. Uma prova de que é possível fazer uma transformação completa sem gastar muito, apenas usando alternativas criativas.