Para quem viaja pelos Estados Unidos e precisa de ajuda ao passar pela cidade de Monowi, Elsie Eiler é a pessoa certa para o suporte. Se estiver cansado, tome um drinque no bar no qual ela é dona e bartender. Se quiser um livro, alugue na biblioteca onde ela também trabalha. Agora se tiver algum problema judicial e necessitar falar com o prefeito, prazer, Elsie Eiler. As coincidências não são por acaso, é que Monowi, no estado americano de Nebraska, é a menor cidade do mundo, com 210 m², e Elsie, sua única habitante.
A idéia é tão louca, que virou ponto turístico e instigou a curiosidade dos viajantes em conhecer a herdeira, que com orgulho estampa o número um na placa de boas-vindas do território.
Elsie se tornou a única moradora de Monowi quando seu marido Rudy morreu em 2004, e seus filhos partiram para outros campos. Fundada em 1902, a cidade tem nome de uma flor indígena e atingiu seu auge populacional na década de 1930, quando 150 pessoas (!) foram catalogadas. Porém, a escassez de trabalho e a vida rural levaram os moradores a buscarem novas oportunidades em outros lugares, só restando o casal Elisie e Rudy.
Mas se engana quem pensa que ela é solitária e triste. No auge dos 70 anos, a super-mulher esbanja alegria e serve, segundo os visitantes, os melhores hambúrgueres e batatas fritas da região.
Interessante, não?