Quem troca de casa com frequência sabe: guarda-roupas são peças pesadas e difíceis de transportar. A designer holandesa Renate Nederpel resolveu inovar e criou um móvel que, como o seu conteúdo, pode ser dobrado e levado a qualquer lugar.
Chamado de Pop-Up Linen, o armário é formado por um tecido de algodão sustentado por quatro varas de pinho cruzadas. Duas réguas menores entre as varas contribuem para o apoio. Basta remover as abas nas laterais para desmontar a peça, com design semelhante a um origami. O móvel tem um cabideiro e vem em duas versões: uma medindo 1,6 x 2 x 1 m; e a outra, 50 x 70 x 35 cm.
"O corpo robusto, com suas quatro pernas, confere ao guarda-roupa uma feição quase humana", diz Renate, de 29 anos. A jovem gosta de dar aos móveis que desenha uma cara amistosa - criando peças com molduras pouco rígidas, corpos macios e texturas convidativas. Com isso, tenta fazer os objetos transmitirem aos ambientes conforto, calor e familiaridade - tudo que deseja quem vive de mudança.