Que as escadas servem para subir e descer, todo mundo sabe. Mas além do seu uso básico e essencial, historicamente as escadas também têm sido utilizadas como assento. E de um jeito bastante democrático, afinal, quem nunca se sentou no degrau de uma escada? Nas escolas e faculdades, é comum os alunos ficarem nas escadarias, batendo papo ou estudando. Os degraus também servem de assento aos profissionais que fazem uma parada rápida para o almoço nos centros urbanos. E apoiam pedintes, fumantes e turistas.
Partindo da observação desse uso, o designer canadense Geof Ramsay percebeu que a escada tem um valor prático e estético que vai além de seu propósito original. E que seu formato atende perfeitamente à funcionalidade de um assento. Criou então um banco multiuso, chamado de Steps, composto de uma estrutura que suporta três degraus profundos. Na plataforma do meio, se encaixa um encosto destacável. “Ele pode ser um assento com duas mesas laterais, ou dois assentos e uma mesa. Ao enxergarmos para além de sua função essencial, podemos achar alternativas de uso para diversos objetos, até mesmo de uma escada”, fala Ramsay.
Feito com chapas compensadas de madeira maple, o móvel acompanha uma placa que serve como escosto no degrau do meio, mas pode ser facilmente retirada, uma vez que ela fica apenas encaixado numa abertura da base. Almofadas para assentos, e também para o encosto do segundo degrau deixam o banco mais confortável. Elas podem ser revestidas com tecidos de diferentes cores, à escolha do cliente.