Com intuito de revitalizar a área central e coração histórico de Ghent, na Bélgica, os estúdios de arquitetura Robbrecht en Daem e Marie-José Van Hee se uniram para criar um exuberante mercado municipal. A obra, aberta há poucos meses, foi realizada numa área de 24.000 m² que havia sido transformada em um estacionamento desde os anos 1960, ao lado das famosas torres góticas da cidade - da Igreja de São Nicolau, o Campanário e a Catedral. O projeto veio para apagar esse passado e reintegrar os componentes arquitetônicos da área urbana, dando a ela sopro de modernidade.
De altura menor do que as torres, o mercado municipal tem o exterior feito com madeira, revestida de vidro, e um acabamento simples. O interior permite que os visitantes circulem sob um espaço com teto de madeira modulada dupla repleto de pequenas janelas, responsáveis pela dispersão de luz natural.
Por ter contribuído para proporcionar ao centro histórico de Ghent uma nova integração à vida social da região, o projeto está concorrendo entre os finalistas do prêmio Mies van der Rohe Award 2013. De edição bienal, a premiação destaca novas ideias e tecnologias que expressam o papel cultural da arquitetura na construção de cidades.