O piso da Catedral de Siena, na Itália, começou a ser construída na Idade Média e só ficou pronto no século 19. Mas não é tão simples conferir essa maravilha arquitetônica. Os 56 painéis com cenas bíblicas e mitológicas só ficam expostos durante algumas semanas do ano.
Em 2014, somente turistas que viajam à região entre 18 de agosto e 27 de outubro poderão ver a obra. O pavimento da igreja em estilo gótico-romanesco causa tanta admiração que foi chamado de “mais lindo, maior e magnífico” pelo pintor Giorgia Vasari (1511-1574). A obra foi criada com base em desenhos de importantes artistas de Siena, como Sassetta, Domenico di Bartolo, Matteo di Giovanni e Domenico Beccafumi, além de Pinturicchio, da Úmbria.
Andando pela igreja dá para perceber como a técnica para criar mosaicos sobre mármore evoluiu com o passar do tempo. Os primeiros rascunhos foram traçados na pedra com um cinzel e uma pua, sendo os relevos preenchidos com estuco. Depois, mármore em cores foi usado de maneira semelhante à marchetaria.
Turistas poderão admirar a atração de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30, e, aos domingos, das 9h30 às 18h. O valor de 7 euros inclui visita ao piso, catedral e a biblioteca.