Acomodar muitos visitantes foi necessidade atendida pela arquiteta Raquel Kabbani nesse apartamento em São Paulo. Para isso, a profissional criou ambientes integrados, amplos, revestidos de tons claros e com muita luz natural. Para evitar que os cômodos perdessem a vida e calor quando os amigos fossem embora, Raquel lançou mão de móveis macios e de tons suaves.
A começar pela sala de estar. Ali, um tapete aquece o piso de mármore claro. Os sofás revestidos de tecido branco e as poltronas de couro em tom caramelo ocupam o ambiente sem roubar a atenção das almofadas, quadros e arranjos de parede, que têm cores mais fortes.
Para trazer mais riqueza visual ao estar, a solução foi criar contrastes entre os móveis. Assim, as duas mesas laterais têm formato redondo e quadrado; as mesas de centro, de vidro, contrapõem-se ao banco e piano, construídos em madeira.
O living é o coração da área social do apartamento, que também inclui a sala de jantar, a copa, e o home theater. Os ambientes estão voltados para a generosa varanda e integrados entre si por portas de correr. Fechando e abrindo as esquadrias, os anfitriões dão à festa o tamanho que as recepções pedem - e a intimidade permite.
Um espelho de parede inteira multiplica o espaço do jantar, marcado por uma pesada mesa de madeira para dez. Sobre ela, o lustre traz aconchego às refeições. Sua luz é completada pelas lâmpadas embutidas discretamente no forro de gesso.
Já a sala de TV é marcada por dois móveis escuros: a poltrona vermelha e o sofá púrpura. As peças contrastam com estante, quadros, tapetes e revestimentos, que variam entre o creme e o caramelo.
Nos ambientes íntimos, sai o mármore e entra o piso de madeira, que transmite conforto e dispensa tapetes. No banheiro da suíte principal, contudo, a pedra ainda impera. Ela forma as bancadas e toma as paredes da sala de banho. Vale à pena, afinal, oferecer a si mesmo momentos de sofisticação depois do delicioso trabalho de receber amigos.