Especializada na produção de vestidos de noiva e de festa personalizados, a designer e ilustradora de moda Lu Simão é cada vez mais requisitada pela elite belo-horizontina. Por isso, a jovem estilista recentemente transferiu o seu ateliê para uma casa mais ampla, em Lourdes, um dos bairros mais charmosos da capital mineira. Com aproximadamente 160 m², o novo espaço abriga área para o atendimento de clientes, sala de prova, espaço para criação, área de produção e, ainda, local onde a profissional ministra aulas de ilustração.
O design de interiores foi desenvolvido a quatro mãos, pela arquiteta Luciana Araújo, do escritório Obvio Arquitetura, junto com a própria Lu Simão. Uma das premissas adotadas foi garantir que os ambientes refletissem a personalidade e a visão estética da estilista. "Também era importante que o espaço tivesse um clima de casa, que fosse acolhedor e não se parecesse com um espaço comercial", conta Luciana.
Para aproximar o décor da personalidade marcante da estilista, elementos clássicos adquiriram uma aparência mais atual. Um exemplo são as molduras de gesso pintadas de preto nas paredes. A combinação de preto e branco, aliás, não deixa de ser uma referência ao trabalho de Lu Simão, que produz a maioria de suas ilustrações com nanquim.
O piso original de madeira foi mantido após tratamento, assim como a cerâmica que reveste as paredes do banheiro. Grande parte do mobiliário também foi reaproveitada do ateliê anterior. Poucas peças novas foram incorporadas, como as mesas e os aparadores em laca preta foram fornecidos pela Tok & Stok.
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Por todo o ateliê é possível encontrar peças de família e que ajudam a contar a trajetória da estilista. Decorando a parede revestida com papel listrado, há telas coloridas produzidas pelo bisavô de Lu. Também têm destaque o sofá branco e a máquina de costura na sala principal herdados da avó, que era bordadeira.
O corredor, inicialmente sem muita função, foi transformado em uma galeria para a exposição de vestidos e ilustrações. Para destacar e valorizar as peças em exibição, o painel recebeu iluminação especial feita por fitas de LED. Nos demais ambientes, a iluminação geral se deu por trilhos (Templuz).