Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Um paredão feito para festas

$
0
0
  (Foto: Zachary Newton)

Há 14 anos o MoMA e o MoMA PS1, que ficam respectivamente em Manhattan e Long Island, promovem o Young Architects Program (YAP). Trata-se de um concurso que, a exemplo do Novos Talentos Casa Vogue, visa dar oportunidade e visibilidade aos jovens expoentes locais. O desafio apresentado todo ano à equipe vencedora do YAP é a construção de um pavilhão temporário que ocupa o pátio externo do MoMA PS1. O projeto deve atender a premissas não só relacionadas à sua função, mas àquelas ligadas à sustentabilidade. Em 2013 o grupo Coda, de Caroline O’Donnell, de Ithaca, em Nova York, criou o Party Wall.

A instalação se presta a abrigar o festival de música que o museu promove durante o verão norte-americano, o Warm Up. Além disso, o espaço recebe a mostra coletiva Expo 1: New York. “A proposta do Coda foi selecionada devido ao seu uso inteligente de recursos locais”, disse Klaus Biesenbach, diretor do MoMA PS1 e curador chefe do Large, no MoMA. Ele se referia ao emprego de restos da produção de skates na carapaça da grande estrutura de aço e madeira. “O grupo realizou uma eloquente afirmação arquitetônica e poética no pátio do museu”, qualificou.

  (Foto: Zachary Newton)

Até o esquema estrutural da construção é interessante: a grelha metálica se mantém estável devido à presença de uma bolsa de tecido cheia de água atirantada à estrutura. A carapaça de peças de madeira também atua na manutenção da estabilidade, além de criar espaços sombreados abaixo, para as pessoas. No térreo há diversos palcos feitos de madeira reaproveitada, que formam uma rede de micro palcos de tamanhos diferentes.

Sob a estrutura há também algumas piscinas que funcionam como umidificadores naturais. Elas podem ser cobertas, criando assim mais espaço para shows, palestras, cursos e até a veiculação de filmes. Para acomodar o público, os arquitetos fizeram a parte inferior da carapaça de madeira removível. As 120 peças que se fixam na base da estrutura, se removidas dali, transformam-se em bancos e mesas. 

Mas a água não está presente no projeto de modo meramente funcional. A Party Wall é também um aqueduto. No topo da instalação a água circula e é jorrada rumo a um espelho dágua no térreo do MoMA PS1. Ali, crianças e adultos menos acanhados desfrutam de um chuveiro público que ajuda a refrescar o corpo nos dias mais quentes do verão.

Party Wall se apropria de diferentes espaços, fazendo-os disponíveis para usos variados e tornando evidente que mesmo os materiais inusitados podem ser modificados para servir a arquitetura”, diz o diretor do MoMA PS1. A instalação permanece de pé até o final de agosto. Já o festival Warm Up segue até o dia 7 de setembro.

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

 

  (Foto: Zachary Newton)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>