Quem visita o terraço da galeria Turner Contemporary, em Margate, Inglaterra, encontra uma estrutura labiríntica formada por paredes multicoloridas e vazadas. Não se trata de alucinação, mas da instalação Dwelling (Margate / Folkestone), criada pelo holandês Krijn de Koning. A obra ficará de pé até o dia 2 de novembro.
Koning é conhecido por criar labirintos arquitetônicos que dialogam com o ambiente no qual estão localizados e propõem novas maneiras de explorar o espaço. Construídas com materiais simples, suas instalações fazem referência a correntes artísticas do século 20, como a abstração geométrica e o minimalismo.
A obra na galeria é composta por paineis de compensado, perfurados por uma série de vazios, que sugerem traços de arquitetura, como portas, passagens e janelas. É possível caminhar no interior e ao redor dos espaços.
Paralelamente, o artista construiu uma instalação dentro de uma caverna artificial localizada no parque de Folkestone, próximo à região. Metade da obra é idêntica à criada na galeria; a outra metade parece enterrada. "Os dois lugares não poderiam ser mais diferentes, mas e se você fizesse a mesma obra em ambas as situações para ver quais as consequências?", se questiona o holandês. O resultado é uma aula acerca da influência do entorno sobre a arte (e vice-versa).
De Koning instalou trabalhos prévios em locais abandonados ou em ruínas. A parte de Dwelling que está na galeria, no entanto, perturba o design de um prédio recém-construído. O artista se interessou pela área por ser um espaço intermediário na galeria, onde diferentes elementos arquitetônicos colidem. "Um estranho encontro", define.
Krijn de Koning: Dwelling (Margate / Folkestone)
Data: até 2 de novembro
Local: Galeria Turner Contemporary
Endereço: Rendezvous, Margate, Kent CT9 1HG, Inglaterra
Horário: de terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada gratuita