Na era da conectividade, a flexibilização das distâncias permite que, mesmo em países diferentes, clientes e arquitetos toquem um projeto juntos. Foi exatamente assim que Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli recebiam as recomendações de seus clientes, direto de Chicago, para revolucionar completamente um apartamento de 320 m² no bairro paulistano de Vila Nova Conceição.
O jovem casal com apenas um filho queria infraestrutura totalmente automatizada e bastante espaço para receber bem amigos e família na terra natal. Por isso, paredes vieram abaixo dando origem a amplos espaços integrados que possibilitariam a livre circulação pela casa. A nova planta passou a não apresentar mais divisões entre o living, a sala de jantar, o novo terraço gourmet e a cozinha – que deveria ter linhas sofisticadas, tornando-se um ambiente social.
A área íntima do lar também ganhou um bom retrofit a pedido dos donos. Um dos quartos de hóspede foi adaptado para se transformar em um escritório único para que os dois pudessem trabalhar juntos. A suíte máster ganhou metragem e também dois closets com banheiro, um para cada cônjuge.
Por todo o espaço, paredes e pisos ganharam acabamentos luxuosos de mármore e de madeira recortada, adicionando textura por onde quer que os olhos passeiem. O móveis criam um mix de estofamento e madeira tradicional com materiais rústicos, como madeira de demolição e vime, metal e vidro, originando uma decoração clean e de tons neutros mais que elegante.
Em alguns lugares, nuances de dourado acrescentam sofisticação extra. Para completar o clima aconchegante e refinado, o projeto de iluminação cria cenários dramáticos aqui e ali, valorizando todo o trabalho que visava construir a casa ideal para o retorno ao país de jovens brasileiros.