As colinas verdejantes e tranquilas do subúrbio de Holmby Hills, em Los Angeles, Estados Unidos, atraem executivos da indústria do entretenimento há décadas. Integrar a casa a essa paisagem ultravalorizada foi a principal preocupação dos arquitetos do escritório londrino Quinn Architects na hora de criar a morada 438 Faring Road, que leva o nome de seu endereço.
Não faltou luxo na mansão de 1.390 m² com ar moderno. A casa foi erguida pela construtora Est4te Four para ser comprada por endinheirados do mundo todo que afluem para a Califórnia. Está à venda por US$ 45 milhões — o maior preço pedido no momento por uma residência para especulação imobiliária em Los Angeles, conforme informou a corretora de imóveis responsável por sua comercialização.
O arquiteto Laurence Quinn distribuiu os ambientes em três andares, um dos quais semienterrado. A planta tem formato de L. Essa organização garante que a maior parte dos quartos e salas de estar voltem-se para o sul, porção do terreno que recebe mais luz natural durante o ano. Também oferece belas vistas para o jardim e copas das árvores, mais abaixo no morro.
O primeiro andar abriga as áreas de convívio, com ambientes marcados por esquadrias de vidro que abrangem todo o pé-direito. Grandes portas comunicam o interior com as delícias da área de lazer: o deque pontuado por móveis praianos e a piscina de 18 m com borda infinita.
Nesse andar também estão uma galeria de arte e seis quartos. O piso mais alto abriga a principal suíte da casa, com vista para as colinas do bairro de Hollywood Hills. Revestimentos nobres, como mármore e nogueira negra, mantém o luxo no interior.
As lajes retas apoiadas em colunas delgadas não deixam dúvida sobre a influência modernista no projeto. É bom lembrar que a Califórnia foi berço de um dos experimentos mais interessantes da arquitetura moderna, a série de casas Case Study Houses.
Comissionados pela revista Arts & Architecture, nomes importantes criaram vivendas icônicas de aço, vidro e concreto nas décadas de 1940 a 1960. As moradas levavam assinatura de lendas como Eero Saarinen, Richard Neutra e o casal Charles e Ray Eames. A 438 Faring Road prova que essa era de ouro seduz milionários e amantes de design até hoje.