Um estabelecimento que pretende servir desjejum pela manhã, almoço durante a tarde e funcionar como um bistrô à noite deve construir um ambiente versátil que se adapte bem a todas essas funções. Quando o estúdio Note recebeu esse desafio do Fine Food Restaurant and Coffe Shop, em Estocolmo, a alternativa escolhida foi mais que natural. Como um bom escritório sueco de design, o minimalismo tradicional do país falou mais alto.
Para começar, buscaram inspiração na arte. A atmosfera etérea da série de fotos Death Valley, de Jordan Sullivan, serviu como ponto de partida para a criação da identidade visual do espaço. Nas imagens, belos degradês de tons suaves e tranquilos se revelam no céu sobre montanhas milenares. A partir desse cenário surgiu um ambiente rico em madeira clara, latão e couro natural, materiais genuinamente escandinavos, além do nobre mármore da Guatemala.
No piso, tons de cinza que representam as escalas rochosas dos montes clicados por Sullivan se revelam no revestimento em espinha de peixe, feito sob medida para o Fine Food. Nas paredes e nos móveis, a variação de cores do céu guiou para uma paleta mais vibrante. Os verdes, que vão de uma nuance profunda encontrada na pedra até o energético turquesa, criam um belo contraste com os avermelhados tons de salmão e de pêssego.
Para finalizar o espaço com um toque bem pessoal, o estúdio Note instalou as luminárias de cerâmica Fuse, criadas por eles mesmos. Dessa forma, o mix de restaurante, café e bistrô ganhou um décor que é tranquilo para as trivialidades do dia a dia e relaxante para os drinques do happy hour.