Um dos nomes mais importantes da arte cinética mundial, o venezuelano Carlos Cruz-Diez ainda trabalha aos 90 anos de idade. A partir de amanhã, e até o dia 25 de outubro, ele expõe no Rio de Janeiro seus quadros que mudam de aparência conforme o expectador se move. A mostra Cruz-Diez: Um Olhar Sobre a Cor ficará aberta para o público na Galeria de Arte Ipanema.
Estarão expostas 15 obras inéditas no Brasil; entre elas, os resultados de suas principais pesquisas acerca do comportamento da cor. Um exemplo é a série Physichromie – cujas estruturas revelam diferentes tons conforme o movimento do espectador e a intensidade da luz. Já nas Transchromies, lâminas translúcidas causam a mudança de aparência das obras.
Nas Induction Chromatiques, o venezuelano explora o conceito de persistência da retina, segundo o qual o órgão armazena por um momento as cores que enxerga. Já na sequência Couleur Additive o artista cria planos de cor que se tocam, dando a impressão de que uma linha mais escura aparece na área de contato.
Vivendo entre Caracas e Paris, Cruz-Diez tem obras expostas em mais de 80 museus pelo mundo. Seu trabalho integra coleções permanentes de instituições como o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, o Centro Georges Pompidou, em Paris, e a Galeria Tate Modern, de Londres.
Cruz-Diez: Um Olhar Sobre a Cor
Local: Galeria de Arte Ipanema
Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ
Data: de 26 de setembro a 25 de outubro
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h