Iniciado em 2005 e recentemente concluído, o projeto de revitalização da Praça de Lisboa, no centro da cidade do Porto, surpreende por sua estrutura de faixas topográficas em diferentes níveis, que permitiram que o jardim fosse levado (acredite!) para o teto das lojas. Os responsáveis pela criação foram os arquitetos do escritório Balonas e Menano, que têm uma vasta experiência na área de arquitetura e urbanismo com trabalhos realizados dentro e fora de Portugal.
No nível da rua foi reservado um espaço para receber um centro comercial, com lojas, uma livraria e um café, todos feitos de componentes de concreto pré-fabricados. As janelas, em formatos geométricos, receberam uma estrutura branca colocada em frente aos vidros. Ela é a responsável por compor uma bela fachada e ao mesmo tempo levar sombra para o interior das lojas.
As rampas de acesso possuem inclinações sutis e levam ao “andar superior” sem que o visitante perceba que está, na verdade, se dirigindo para o teto dos estabelecimentos. No topo fica a verdadeira cereja do bolo: um jardim repleto de oliveiras locais e extensos gramado com vista para a Torre dos Clérigos e construções antigas da cidade. Essa mudança de cenário urbano para um ambiente natural é a válvula de escape perfeita para os dias estressantes.