Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Giro Casa Vogue por André Carício

$
0
0
Giro Casa Vogue: André Carício  (Foto: Raphael Briest)

Recém-casados, os moradores proprietários deste apartamento de 150 m², em Boa Viagem, Recife, incumbiram o arquiteto André Carício de deixá-lo em sintonia com seu estilo de vida: alegre e contemporâneo.O casal também queria um décor personalizado e atual e uma ala social ampla, ideal para receber os amigos durante as frequentes degustações de vinho. Para isso, Carício sugeriu anexar a varanda ao living, que cresceu 6 m² com a intervenção, totalizando 50 m². “Como a varanda não era grande, certamente não seria bem utilizada. Daí, concluímos que sua área seria mais útil se incorporada à sala. E foi justamente nesse novo cantinho que instalamos uma mesa para o marido e a mulher acomodarem seus convidados”, conta o arquiteto.

Já o design de interiores deveria ser claro e bem iluminado. O profissional resolveu, então, sair do branco convencional e apostar no grafite como tom predominante, adotando-o na pintura das paredes e no acabamento de móveis e estofados. “É possível deixar um ambiente cheio de luz, moderno e aconchegante, sem usar a cor branca como recurso principal”, ensina Carício, que a utilizou apenas nas guarnições e no teto. E as cores vivas, por sua vez, entram em cena em obras de arte, acessórios e no tapete verde e azul, conferindo ao espaço a personalidade desejada pelo casal.

Entre as obras que aparecem no living e na sala de jantar, várias são de autoria de artistas plásticos da região, como a tela de Carlos Pragana, na parede, acima do sofá, e a escultura de madeira laqueada, de Náiade Lins, exposta no nicho próximo à mesa de enodegustações. Junto ao bufê há ainda uma fotografia de Wellington Silva. Já as telas em tons de laranja, na sequência, e as cabeças de barro, ao lado da TV, são de Maurício Silva. “Procuro dar espaço aos artistas plásticos de Pernambuco, Estado que concentra uma grande riqueza nesse segmento”, acrescenta Carício.

O mobiliário de design assinado é outro destaque, a exemplo da cadeira Wiggle, desenhada por Frank Gehry, precursor na arte de confeccionar móveis de papelão. O brasileiro Sergio Fahrer, por sua vez, é o criador da dupla de poltronas que aparece ao lado do sofá. Da mesma forma que Jader Almeida concebeu a mesa de apoio Wed, de cortiça e alça de latão, à frente do estofado, e Pedro Paulo Franco, as cadeiras Esqueleto, próximas ao janelão, por onde entra uma intensa luz natural.

A área social, com planta em “L”, tema sala de jantar na parte menor, para a qual o arquiteto planejou um painel de madeira laminada que reveste toda a parede de fundo. No centro, uma porta oculta dá acesso ao setor íntimo, composto por três suítes. E, para os móveis, apenas o essencial: uma mesa laqueada de cinza e cadeiras estofadas no mesmo tom, mantendo a proposta grafite do arquiteto.

A seguir, o arquiteto aponta suas lojas preferidas em Recife.

Portfólio André Carício

Giro Casa Vogue: André Carício  (Foto: Divulgação)

 


 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>