Uma ave de bronze e papel pendura-se calmamente em seu poleiro na Perch Light, luminária criada pelo designer Umut Yamac, de Londres. Mas basta passar por perto, movimentando de leve o ar, para que ela balance para cima e para baixo, sem, contudo, perder o equilíbrio nem a luz.
A peça foi lançada durante o último Festival de Design de Londres. Como um poleiro, vem nas versões de piso e de parede.
Formado em arquitetura, Yamac contrabalançou cuidadosamente o pássaro para garantir o equilíbrio. A forma angulosa, inspirada nos origamis japoneses, oculta as lâmpadas de LED - o designer desejava manter a aparência minimalista. Pela mesma razão, nenhum fio prende a ave: a eletricidade passa do poleiro para os pés do pássaro. O único cabo aparente é o que liga a base da luminária à tomada.
Para criar a peça, Yamac escolheu papel alcalino, material que, depois de tentativas e erros, se revelou o melhor filtro para a luz. O contato próximo com as matérias-primas caracteriza não só o processo criativo, mas também a fabricação das luminárias: o designer as produz artesanalmente em um trabalho que dura de quatro a cinco dias. Prova de que não é fácil ser simples.
LEIA TAMBÉM: London, Babe - cobertura do Festival de Design de Londres