Integrar ambientes é uma maneira prática de ganhar espaço instantâneo e iluminar o lar. Mas algumas vezes, manter o número de cômodos da casa é prioridade. Quando estúdio Egue y Seta foi encarregado de reformar um apartamento histórico no Passeig de Sant Joan, em Barcelona, Espanha, foi exatamente esse o desafio que o time recebeu dos proprietários.
Para começar o projeto da Vivienda en Sant Joan, os 75 m² de planta foram divididos em duas asas, uma privativa e outra pública. Para isso, a cozinha, o banheiro e o closet foram trocados de lugar. Dessa forma, o dormitório acabou tornando-se uma suíte máster e, com a realocação da cozinha, surgiu a possibilidade de colocar paredes abaixo na área comum da casa sem diminuir a quantidade de espaços.
Assim, um longo corredor passou a interligar a sala de estar, a de jantar, o escritório e a cozinha. Em contraste ao projeto contemporâneo, características originais do imóvel foram ressaltadas. Tijolos antigos foram deixados aparentes em uma das paredes e o antigo piso de ladrilho hidráulico foi reformado e polido para trazer de volta a elegância tradicional.
Na decoração, alguns recursos ajudaram a deixar a nova Vivienda en Sant Joan ainda mais charmosa. No living, um tapete persa ajuda a definir, sem paredes, o espaço do cômodo, enquanto a grande mesa de madeira do jantar cria uma divisão para o escritório. A cozinha, superatual, investe em azulejos estilo metrô em versão negra, que ficam ainda mais descolados ao lado dos móveis planejados de madeira crua e laqueados de branco.
Por toda a casa, a iluminação merece atenção especial. Pendentes industriais e lâmpadas embutidas dão origem a uma criativa luz indireta que pode ser customizada de acordo com a vontade dos donos. E para finalizar com energia, um painel geométrico e multicolorido criado pelo designer Cristian Zuzunaga foi aplicado na parede da suíte máster.