Cerâmicas e porcelanas costumam dar origem a vasos, louças e utensílios que, eventualmente, além de servirem como itens de mesa, tornam-se recipientes para flores, frutos e outros elementos orgânicos. Mas no caso do trabalho da designer Marianne Nielsen, o sopro da mãe natureza aparece antes no processo.
A paixão pela técnica começou na faculdade, quando a dinamarquesa desenvolveu um projeto de pesquisa sobre a função das louças e talheres sobre uma mesa. A partir daí, ela quis se aprofundar no significado de cada peça. "Como ceramista, busco ressaltar o significado cultural dos objetos usando um processo criativo tradicional. Assim, formam-se as bases para o entendimento da identidade deles", conta.
Com o passar do tempo, suas criações, que desafiavam o senso comum entre pratos e talheres, abriram espaço para outras simplesmente decorativas. Os ornamentos com inspiração natural usados nos detalhes deram origem a uma enorme coleção que revive o reino vegetal e, algumas vezes, o animal. Entre arranjos vitrificados em forma de crisântemos ou jacintos, surgem exemplares que também são funcionais, como o bowl em forma de maçã.
"No meu trabalho com decoração, uso a natureza como referência de beleza e ornamento. Adoro o contraste entre o caos das estruturas orgânicas e a interpretação do homem", explica Marianne. As peças resultantes, cheias de belos detalhes, fazem jus à inspiração.