Começa hoje (15 /10) a 12ª edição da maior feira de arte contemporânea do globo, a Frieze London. Até o dia 18 de outubro, 162 das maiores galerias do mundo inteiro, vindas de 25 países diferentes, se reúnem no London's Regent's Park para mostrar o que há de melhor no mercado atual da arte. Para pincelar o evento com um pouco de história, a Frieze Master, parte da Frieze London, exibe obras que vão da antiguidade ao modernismo.
A edição de 2014 do evento acontece numa deslumbrante estrutura temporária criada pelo Universal Design Studio, que criou um layout cheio de espaços públicos ousados e bem pensados. Dentre eles, destacam-se o pátio da entrada, feito de tábuas de madeira, e uma série de restaurantes e espaços auxiliares. Isso sem contar as duas novas seções: Live, dedicada a seis galerias selecionadas que exibem trabalhos feitos especialmente para a feira em meio à performances, e Focus, dedicada às galerias que estão a mais de 12 anos participando da feira.
Há também o Sculpture Park, área reservada para esculturas no meio dos jardins ingleses do Regent's Park, que reúne trabalhos tanto da Frieze London quanto da Frieze Masters e que exploram questões de tamanho e escala em meio à obras site-specific e videoinstalações.
Em paralelo ao evento acontece o Frieze Talks, uma série de conversas e debates sobre os temas mais relevantes da arte contemporânea e da cultura dos dias de hoje. Em 2014, participam os artistas Bruce McLean e Trevor Paglen e o autor Jon Ronson.
Frieze London 2014
Data: até 18 de outubro
Local: London's Regent's Park
Endereço: Chester Rd, London NW1 4NR, Reino Unido
Horário: das 12h às 19h