Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Pisos especiais para todos os passos

$
0
0

O piso de um ambiente pode se transformar em um ponto de atração em qualquer casa. Tudo depende da escolha do revestimento, da paginação e – por que não – de uma pitada de ousadia na mistura de materiais. Inspire-se nos projetos abaixo repagine o visual do seu lar!

Pisos criativos (Foto: divulgação)

Tapete de ladrilhos - Paola Navone
No banheiro, na cozinha e na sala. Não houve ambiente desta fábrica de seda bicentenária transformada em casa cujo piso não tenha recebido as intervenções de ladrilhos hidráulicos concebidas por Paola Navone. Totalmente reformada, a construção, situada na região italiana da Umbria, destaca a criatividade da designer em muitos detalhes, entre eles o revestimento da sala de jantar. Sob a mesa da Riva 1920, feita com madeira kauri, típica da Nova Zelândia, foram aplicados, de forma irregular, ladrilhos hexagonais em tons de cinza desenhados por Paola e executados pela francesa Carocim. “Eu quis criar um tapete muito especial para colocar ali”, diz a autora, que garimpou as cadeiras em mercados de pulgas. Para iluminar todo o conjunto, a italiana escolheu pendentes Koushi, de Mark Eden Scholeey.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Demian Golovaty)

Tempero Artesanal - Léo Shehtman
Aberta para o jardim, a cozinha gourmet desta casa em Campinas, SP, permitiu que o arquiteto Léo Shehtman ousasse na escolha das cores e na composição do mobiliário. No centro do ambiente de cerca de 120 m², ele concebeu um colorido tapete com peças de ladrilho hidráulico, da Zaro Revestimentos, com padronagens variadas e emolduradas por outras na cor cinza. “A opção pelo ladrilho hidráulico veio a partir da ideia de utilizar elementos com enfoque artesanal, que fossem de elevada durabilidade”, conta Shehtman. As cadeiras, pintadas em tons vibrantes dispostas ao redor da mesa, aliadas ao sofá prata, às chaises e às cadeiras de fibra, todos trazidos da Tailândia pela Crafactor, garantem o clima relax na área de refeições
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: divulgação)

Mescla de cores - 41zero42
Muitas vezes basta uma esperta seleção cromática e uma paginação ágil para criar um piso inusitado, que acaba se transformando na grande atração de um ambiente. Aqui foram usadas placas cerâmicas do revestimento U-Colors, da marca italiana 41zero42, produzidas pelo processo de impressão HD para dar o efeito de madeira envelhecida pintada. Na cozinha, o piso imita a madeira clara, desgastada pelo tempo, e na passagem da área de refeições para o living foram aplicadas peças coloridas, resultando em uma instigante padronagem. A partir dessa ideia é possível projetar fluxos movimentados, conferindo uma atmosfera personalizada e bem atual.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Filippo Bamberghi)

Suave transição - Felipe Hess
Na reforma do apartamento construído nos anos 1960 nos Jardins, em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess derrubou muitas paredes, atendendo ao pedido da moradora, e preservou ao máximo os materiais originais do imóvel, entre eles o piso de parquet, renovado com ebanização. Como a cozinha (à esq.) integrou-se ao estar, Hess fugiu do lugar-comum e optou por não criar uma delimitação visual entre esses dois ambientes a partir do piso. Ao contrário, fez a transição gradativa entre os espaços, misturando os tacos e o ladrilho hidráulico azul-petróleo e cinza-claro executado pela Dalle Piagge. O desenho geométrico escolhido para as peças – inspirado no do arquiteto Fernando Távora para o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, em Portugal – cai muito bem com o mobiliário espalhado pelo living.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: André Klotz)

Sabor de infância - Zize Zink
Os fins de semana a família passa no condomínio Fazenda Boa Vista, em Indaiatuba, interior de São Paulo. E para esse endereço a proprietária desejava elementos que evocassem sua própria infância – entre eles, o ladrilho hidráulico. A fim de valorizar e destacar o revestimento na construção, a arquiteta Zize Zink propôs um tapete de 12 m2 de ladrilhos, estrategicamente colocado no hall de entrada da casa. Executada pela Ladrilar, a composição em tons de amarelo, marrom e azul é emoldurada por largas tábuas de madeira de demolição, além de uma cômoda da Artefacto B&C e um cabideiro proveniente da Secrets de Famille. “Esse conjunto, somado ao lambri de madeira nas paredes e aos balaústres da escada, reforçam o clima country do projeto”, afirma Zize.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Filippo Bamberghi)

Hexágonos no terraço - Michael Herrman
Coube ao arquiteto e escritor americano radicado na França, Michael Herrman, a concepção do projeto desta cobertura dúplex em Paris, pertencente a um colecionador de arte. Com mais de 200 anos, o imóvel foi totalmente reformado, com direito à implantação de um terraço no último andar, dotado, até, de lareira. “Como esse espaço fica sobre o andar de baixo, preferi não usar terra e grama, para evitar uma infiltração”, explica Herrman. Ele, então, desenhou peças hexagonais, que foram executadas pela sueca Bolon em polímero sintético, para forrar o piso do terraço de 10 m2. Em harmonia com a parede verde ali presente, Herrman repetiu a cor aplicando grama sintética em algumas partes. A mesa, as cadeiras e a gaiola do início do século 20 foram compradas em um antiquário parisiense.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Kitty Paranagu)

Reciclagem esperta - Andrea Chicharo
Embora a maior parte do piso desta casa de campo em Itaipava, na serra carioca, seja de madeira na ala íntima e de lajotas de barro nos ambientes sociais e de lazer, para o hall de entrada, a arquiteta Andrea Chicharo optou pelo cimento queimado com quadrados de madeira. “Aproveitei os pedaços de cumaru de 15 x 15 cm que sobraram das vigas e cortei-os em fatias, colocando-os aleatoriamente no chão”, diz Andrea, explicando que, além de reutilizar um material que provavelmente seria destinado à lareira, o refugo deu personalidade e aspecto rústico ao hall. Como resultado, a passagem de 8 m de extensão e 1,5 m de largura ganhou movimento e estabeleceu um link visual entre o piso e o cumaru empregado na estrutura do telhado de vidro.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Wichmann + Bendtsen Photography)

Texturas em harmonia - Patricia Urquiola
Quando está em casa, Patrizia Moroso, diretora de criação da grife italiana que leva seu sobrenome, trabalha no escritório idealizado pela espanhola Patricia Urquiola – autora do projeto arquitetônico da casa em Udine, onde Patrizia vive com a família. O espaço destinado ao home office fica em um canto, no fim do hall de entrada. Nos dois ambientes, o piso exibe uma faixa de mosaico de vidro da Bisazza, com um desenho geométrico inspirado em grafismos africanos. De visual leve, a faixa dialoga perfeitamente com elementos mais marcantes, como a cortina étnica, a cadeira YY, design For Use para a Moroso, e a obra de arte assinada por Abdou Salam Gaye, marido de Patrizia.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Demian Golovaty)

Assimetria de cima a baixo - Fernanda Marques
O projeto concebido pela arquiteta Fernanda Marques para a Mostra Black 2013 priorizou a quebra da simetria do ambiente de 120 m2, que reúne espaço de reuniões e cozinha de apoio do escritório. Para isso, Fernanda mexeu com a disposição dos revestimentos do piso e do teto. Embaixo, foram mescladas peças levigadas e polidas de mármore travertino Silver, da NPK Mármores. Já no teto, a madeira teca da Art Móveis substituiu o tradicional forro de gesso. “A instalação dos revestimentos de maneira fora do comum permitiu a ruptura com o volume bem definido da construção, causando um impacto diferente em cada ângulo observado”, diz ela, que desenhou com exclusividade para a Mekal o balcão de aço inox posicionado no centro do ambiente. Os peões de mármore são de Laura Vinci, na Galeria Nara Roesler, e a iluminação foi planejada pela Dominici.
____________________________________________________________________

Pisos criativos (Foto: Filippo Bamberghi)

Moderna para sempre - Paulo Mendes da Rocha
O ladrilho hidráulico impera no piso da residência concebida por Paulo Mendes da Rocha, em São Paulo. Datada de 1967, a construção foi restaurada em 2009 pelo próprio arquiteto a pedido do novo proprietário, que queria devolver à casa todas as particularidades do projeto original. Por isso, o piso ficou exatamente igual: grandes tapetes de ladrilhos com desenho em azul e amarelo, padronagem escolhida pela primeira moradora, recuperados com a aplicação de verniz acetinado. Em alguns ambientes, como este corredor de passagem na ala dos quartos, grades de ferro no chão permitem escoar a água da limpeza. Ao fundo, tela de Alexandre Orion e poltrona da década de 1950 comprada na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro.

* Matéria publicada em Casa Vogue #349 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>