Quando o governador de um dos estados australianos proibiu, no século 19, a existência de pequenos alambiques em Van Diemen's Land, que viria a ser conhecido como Tasmânia no futuro, ele não imaginava que tal lei seria incorporada por todo o país por mais de 150 anos. Menos ainda poderia pensar que, séculos depois, seu nome seria ironicamente usado para designar um bar especializado em destilados nacionais, simplesmente chamado de Bad Frankie.
O bar, localizado na descolada cidade de Melbourne, é praticamente uma ode à culinaria e às bebidas da Austrália. Para acompanhar os destilados nacionais – cuja produção cresceu exponencialmente no país nos últimos anos – nada melhor que um prato bem típico. Por isso, foram escolhidos os jaffles, espécie de misto-quente com ingredientes mais elaborados que podem ser doces ou salgados.
A ideia do Bad Frankie surgiu quando Sebastian Costello, criador do restaurante, entrou em um bar típico em Nashville para beber um bourbon e comer um hambúrguer tipicamente americano. Naquele momento, lembrou-se que havia feito o mesmo com tequila e tacos no México e com pernod e croque monsieur na França. Por que não, então, criar algo equivalente na sua terra?
Para tornar o lugar ainda mais característico ao evocar o espírito nacional, Costello convidou a arquiteta Sally Holbrook, do estúdio Northbourne. O resultado é um espaço aconchegante, cheio de texturas provenientes de materiais locais e que evoca um certo ar de nostalgia. E para deixar bem claro o objetivo do Bad Frankie, fotos de destiladores locais em seus alambiques mostram, por todas as paredes, a riqueza de produtos e de sabores criados logo ali.