Morar em uma casa espaçosa e charmosa com quintal para as crianças brincarem sob a sombra de uma jabuticabeira é o desejo de muitos que vivem em grandes centros urbanos. Os proprietários dessa residência no bairro de Lourdes, área nobre de Belo Horizonte, tiveram a sorte de concretizar esse ideal.
Para a criação do lar dos sonhos, o casal de jovens empresários, pais de três filhos, adquiriu um sobrado de 410 m² erguido nos anos 1950. Diante da idade da construção, foi preciso uma reforma profunda para ajustar o local às necessidades da família.
Mas uma das diretrizes do projeto foi preservar as características originais do imóvel, como as elegantes esquadrias de ferro e o alpendre, transformado em varanda. Responsável pela intervenção, a arquiteta Marina Dubal, do escritório Dad Arquitetura e Design, conta que a escolha dos revestimentos procurou conectar o novo e o antigo. Por isso, a opção pelo piso travertino fornecido pela Palimanan usado na varanda, que tem aspecto envelhecido, tonalidade amarronzada, harmonizando com o piso de parquet empregado no interior da casa. Nos cômodos onde a arquitetura original já havia sido muito alterada, a solução foi recorrer a materiais com estilo retrô ou com textura neutra.
Para preencher os espaços, muitas peças do acervo dos proprietários foram aproveitadas, como o aparador com base metálica e as cadeiras em madeira maciça posicionadas na entrada. No living, o sofá em linho, as poltronas cor de berinjela e a mesa em madeira e vidro também vieram do apartamento anterior do casal, assim como o tapete e as luminárias. Na sala de jantar, a mesa Saarinen foi repaginada com novo tampo de mármore carrara fornecido pela Directa Piedras.
Novas aquisições complementam e dão peso às ambientações, como as cadeiras desenhadas por Sérgio Rodrigues na sala de jantar, fornecidas pela Quality. Para comportar a extensa coleção de livros da família, a sala de TV recebeu uma estante executada sob medida pela Rakan Marcenaria. A peça conta com módulos de subdivisão que criam um ritmo geométrico, quebrando a monotonia.
A cozinha adquiriu novo status com porcelanato ultrafino assentado sobre o piso existente, e paredes com cerâmica bisotada branca (Terra Tile), fórmica azul e tecnocimento. Completa o ambiente a mesa em madeira de demolição, que remete à tradição das casas mineiras.
Um antigo lavatório herdado pela família foi instalado no lavabo. Nas paredes desse espaço predomina, mais uma vez, a combinação original de materiais, como o revestimento cimentício, a madeira de demolição e o tijolinho branco bisotado.
A escada que conduz ao andar superior da casa teve seu guarda-corpo revitalizado pela Serralheria Teixeira. Junto a ela, há uma mesa-bicicleta que os proprietários mantinham na entrada do seu apartamento anterior.
Nos quartos das filhas, os tapetes persas da Marie Camille com tons de rosa e azul servem como base para ambientes femininos e delicados, com móveis entalhados, mesclados com palha. Já o banheiro das crianças ganhou um armário lateral em laca amarelo-ouro para abrigar objetos e baú para roupas sujas.