Em 1909, o economista John Maynard Keynes escreveu um ensaio que questionava se era possível que ambientes sugerissem, com seus móveis e detalhes, os pensamentos e sentimentos daqueles que os haviam ocupado. O manuscrito, que jamais foi publicado e permaneceu nos arquivos da King's College, na Universidade de Cambridge, serviu como inspiração para a exposição The Influence of Furniture on Love (A influência dos móveis no amor, em português), que acontece na fazenda do século 17 pertencente ao Wysing Arts Centre.
A construção histórica foi escolhida graças ao seu passado recente diretamente ligado à arte. Desde que a organização foi fundada naquelas terras, há 25 anos, a casa foi habitada por artistas que moravam, dormiam e comiam por lá, além de discutirem entre si os trabalhos que estavam desenvolvendo, enquanto faziam suas residências.
Para resgatar essa memória e tentar responder à pergunta de Keynes, Wysing convidou o artista Giles Round para, em parceria com o curador Lotte Juul Petersen, transformar a casa de campo em um espaço público. Para isso, a dupla instalou trabalhos de uma seleção de artistas que se hospedaram ali durantes os últimos anos, sendo que alguns deles permanecerão no local após o término da exposição como inspiração para os próximos convidados. Além disso, uma série de jantares encabeçados pelos artistas da mostra recriará o dia a dia dos artistas que ali residiram com discussões que aconteciam naturalmente entre eles.
The Influence of Furniture on Love
Data: até 2 de novembro
Local: Wysing Arts Centre
Endereço: Fox Road, Bourn, Cambridge, CB23 2TX, Reino Unido
Horário: de segunda à domingo, das 12h às 17h