Quando seu filho chegou à faculdade, a moradora dessa casa no bairro do Itanhagá, Rio de Janeiro, decidiu que acolheria os novos amigos do rapaz. Escolha feita, resolveu criar um novo espaço em casa, onde o jovem pudesse reunir a turma com privacidade e estilo.
Procuradas, as arquitetas Claudia Pimenta e Patrícia Franco sugeriram construir um espaço gourmet entre a casa, a entrada principal e a piscina. O platô onde ficava essa encruzilhada foi estendido – um novo jardim ocultou a intervenção. A boa escolha do local facilitou a circulação e deu ao projeto sua mais marcante característica: uma bela vista para os morros do Rio.
O pavilhão surgido abriga cozinha, churrasqueira e uma bancada para jantares mais íntimos e noturnos. A estrutura de aço corten suporta o vão sem colunas no meio e contrasta com a casa principal, feita de madeira. Usar o vidro garantiu vistas para a paisagem. Um quebra-sol altera a volumetria, deixando o espaço menos cúbico.
As paredes internas foram revestidas com placas amadeiradas da Oca Brasil e o piso recebeu porcelanato. Detalhes de madeira nos eletrodomésticos garantem unidade visual. A bancada de superfície cristalizada de vidro dá um toque de branco imaculado, quebrado por pitadas de vermelho nas cadeiras. E luminárias lineares da Everlight foram pintadas com tom semelhante ao aço patinável para se fundirem à estrutura. Poltronas da MAC Móveis convidam à contemplação dos morros e da piscina.
O exterior recebeu piso cimentício da Castelatto. O material imita madeira, mas exige baixa manutenção. Mesas e cadeiras externas, também da MAC Móveis, oferecem descanso para moradores e convidados. Não faltam visitas para o cantinho. Apaixonada pela novidade, a dona da casa agora divide o espaço com o filho e chama suas amigas para preparar jantares.