Imagine uma marca de luminárias que tenha apenas seis peças, dentre elas algumas assinadas por nomes icônicos como Zaha Hadid e Jaime Hayon. Agora imagine que, há pouco mais de um ano, essa empresa não existia e o diretor criativo, Christian Mussati atuava no mercado financeiro de Londres. Este é o caso da Wonderglass, que acaba de trazer para o Brasil, através da loja Orbi, o pendente Flow[T], uma releitura artística em vidro de Murano do reflexo que as construções de Veneza projetam nas águas verde-azuladas ao entardecer.
Ao conversar com Mussati filho – já que a Wonderglass é o fruto da parceria dele com o pai, Maurizio Mussati –, fica claro que a situação passa longe de ser absurda. "Como ele trabalhou no mercado de design nas últimas décadas [e continua sendo o CEO da Established & Sons] e minha mãe sempre foi uma colecionadora de móveis vintage, falar sobre estética e beleza era algo muito natural na minha casa; só demorei a perceber que o que era espontâneo para mim poderia virar uma carreira", conta Christian à Casa Vogue.
E o apreço pelas belas formas não poderia ter dado resultado melhor. As peças foram um grande sucesso nas últimas edições da Maison et Objet e do Salão do Móvel de Milão. "Um conhecido arquiteto que encontrei em Londres me contou que, apesar de não sermos famosos ainda, ele nos queria em seus projetos porque, nas nossas exposições, além da beleza, cada peça era feita para ser tocada e circundada", explica o italiano. "Uma das principais características da companhia é o elemento 'mágico'. Queremos criar, em primeiro lugar, uma instalação de vidro que desperte emoções em quem vê mesmo quando esteja desligada. No caso da Orbi, criada pela genial designer japonesa Nao Tamura, as cores se espalham pelo espaço mesmo com a luz do sol. Nós não fazemos luminárias. Fazemos instalações de vidro que, naturalmente, precisam da luz para existir!"
Flow, assim como os outros modelos, é feita para permitir uma imensidão de possibilidades. As peças que mesclam a tradição veneziana com um conceito mundial – praticamente uma síntese da marca – são de vidro turquesa ou branco e têm cinco formas diferentes, feitas para serem usadas sozinhas ou em enormes grupos.
Os planos da empresa envolvem trazer gradualmente o restante da coleção para o país, incluindo as novas duas ou três peças que pretendem lançar em Paris e em Milão no ano de 2015. Quando perguntado sobre como reunir nomes tão grandes para a cartela de designers da Wonderglass, Christian responde com naturalidade: "Essa é a vantagem de se ter um pai que trabalha na área por tanto tempo. Na verdade, para nós, eles não são apenas grandes profissionais, mas principalmente amigos que frequentam a nossa casa."