País de sete vencedores do Prêmio Pritzker, o Japão é um verdadeiro caldeirão de design. Tóquio está repleta de joias criadas por alguns dos maiores arquitetos do mundo. Não apenas os arranha-céus dos centros comerciais de Shibuya e Shinjuku, mas também as residências baixas dos subúrbios materializam sonhos de grandes artistas.
No livro Tokio no ie (Casas de Tóquio) o fotógrafo Jérémie Souteyrat mira suas lentes nessas moradas, marcadas pela experimentação e o diálogo intenso entre exterior e interior.
"No Japão, as noções de arquitetura são liberais devido à quase inexistência de um legado de prédios sobreviventes do passado, dessa forma permitindo aos profissionais expressarem suas próprias ideias", conta o francês, que se diz apaixonado pela capital. O renomado arquiteto Kengo Kuma prefacia a obra.
Souteyrat tenta conciliar o rigor da fotografia arquitetônica com a experiência de clicar imagens urbanas nas fotorreportagens que desenvolve no país desde 2009. As imagens revelam as moradas com os transeuntes e prédios da vizinhança. Extraordinárias, em Tóquio elas são apenas mais um pedaço da paisagem.
Tokyo no ie
144 páginas
Editora Le Lézard Noir