A escolha do material é uma das etapas mais importantes no design de um objeto. Não apenas o visual, mas também o peso, a durabilidade e o preço dependem dele. Para desbravar esse processo de decisão, o designer Cédric Canaud criou a coleção Jouer la Matière – que significa, em português, brincar com o material. Dessa experimentação nasceu uma linha de mesas laterais que desafia os olhos de quem vê. As peças de À partir du Guéridon são compostas apenas por algumas placas de pinho – que podem ganhar a aparência de mármore, vidro ou espelho graças a folhas adesivas coladas em suas superfícies – e um tampo feito de cortiça ou de espuma.
Facilmente montáveis usando apenas dois painéis, as colunas de À Partir du Guéridon podem tornar-se instalações mais complexas. Como são feitas de peças modulares, é possível encaixar diversas possibilidades. Para aumentar ainda mais a quantidade de opções dessa brincadeira, a mobília criativa do francês ainda pode mesclar as texturas dos materiais. Assim, o simples fato de girar o móvel que parece espelho de um lado e mármore do outro, é capaz de transformar completamente sua aparência e interação com o ambiente.
As peças da estrutura estão disponíveis em 60 cm ou 90 cm de altura e o tampo pode vir em forma de um círculo de 20 cm de diâmetro ou um retângulo de 35 x 20 cm, ideal para colunas duplas.