Itaipava é um badalado refúgio de campo na serra fluminense, no Rio de Janeiro, conhecido por seu clima ameno, pela vista privilegiada e por ser um centro gastronômico importante no Estado. Contribuem para o charme do local as construções coloniais bem preservadas, como essa casa localizada em uma propriedade rural de 80 mil m². A construção original com 360 m² foi recentemente reformada ganhando o acréscimo de 108 m² construídos.
A intervenção, sob o comando da arquiteta Sophia Galvão, buscou ajustar o lugar às necessidade de seus proprietários, que moram em Londres e que passam temporadas ali para descansar, receber amigos e curtir o clima da serra. "Quando vi essa casa, decidi que não poderia mudar as suas características tão marcantes. O que propus foi acrescentar elementos contemporâneos à construção original, de forma que fosse fácil de identificar e separar cada construção, como blocos que se encaixam, mas não se misturam", explica a arquiteta.
A fachada frontal da casa foi mantida com os rodapés ocres que destacam as venezianas azuis. A mudança aconteceu na parte de trás da propriedade com a construção de dois anexos para comportar as atividades de lazer.
O primeiro deles, geminado à casa, abrigou um home theater em estilo contemporâneo. Com dois níveis de piso para melhor visualização do telão, o ambiente é fechado por portas de correr de madeira que vedam a claridade, mas que quando abertas, permitem o desfrute de toda a vista para o vale. No décor, o mobiliário fornecido pela Way Design e o tapete Avanti adicionam à ambientação conforto e aconchego.
Também foi construído junto à piscina um pavilhão externo com 58 m². No local foi organizado um sofisticado lounge com mobiliário Breton e um espaço gourmet com forno de pizza e churrasqueira, além de uma sauna a vapor, lavabo e ducha.
Dentro da casa, a reforma buscou criar uma atmosfera contemporânea e leve, sem perder a aura de uma casa de fazenda. Daí a manutenção do piso de peroba original nas áreas social e íntima, por exemplo.
Ampliada, a cozinha recebeu Armários Florense e adquiriu um novo status com o piso xadrez elaborado com mármore branco e granito preto fornecidos pela Cacia Mármores.
Para o quarto do casal, localizado no pavimento superior, a intenção foi criar um ambiente suave, com um quê provençal, proporcionado pela cama da Secrets de Famille em harmonia com a cômoda e com a luminária do acervo da família.