Peter Lane cria expressivas e inovadoras esculturas com sutileza que contrastam dramaticamente com sua escala. Entre suas obras estão painéis monumentais de inspiração arquitetônica, móveis brutalistas e paredes trabalhadas com relevos.
Como a maior parte dos ceramistas, o nova-iorquino iniciou sua carreira fazendo vasos e pequenas peças decorativas. No entanto, seu trabalho expandiu-se e deu lugar a objetos, como espelhos, mesas de centro e maravilhosos painéis cerâmicos. Com formas orgânicas, complexas e, às vezes, de estética rústica, suas peças são sofisticadas, em equilíbrio perfeito que demonstra como é notável o talento do artista.
Lane tem uma sensibilidade ímpar. Seu processo de trabalho combina uma série de esmaltes e texturas de forma a revelar a crueza da argila natural com o toque de suas mãos. Seus objetos e painéis remetem tanto ao mundo da arte e quanto ao do design. Ele muitas vezes incorpora materiais complementares à cerâmica, como o bronze, o couro e detalhes em madeira.
“A escultura é projetada como um todo e eu a construo de uma só vez, no chão do meu estúdio. Tem uma qualidade de ação ou desempenho já que eu tenho que terminar toda a peça antes que o barro fique muito seco. Quando a escultura está completa, eu uso grandes lâminas de metal para cortar todo o trabalho em módulos individuais, ou placas, de modo que eles não fiquem muito grandes ou pesados para caber no forno.” P.L.
Áspero na textura, esse painel de Lane tem qualidade poética com estética que lembra ao fundo do mar, segundo o artista.
“Eu amo a visão de um cardume de peixes e sua misteriosa, silenciosa coordenação; de fantasmas, ou espíritos, os fantasmas de baleias, seus ossos dispostos em padrões pacíficos no chão do oceano, o espírito demoníaco da Natureza do qual nós tentamos nos abrigar, mas que só pode reingressar, esperançosamente como algo rico e estranho.” P.L.
A estranheza e o espírito não convencional do trabalho de Lane, aliados a seu enorme talento, é o que torna suas peças tão únicas e especiais. Remetendo a corais, vertebrados e até superfícies de outros planetas com aspecto envelhecido e oxidado, o trabalho de Lane transcende a cerâmica convencional e resulta em verdadeiras obras de arte.
Lane tem coleção permanente na ala de Les Arts Décoratifs e Louvre, ambos em Paris, e é representado pela galeria Cocobolo, de Nova York.