Com dois filhos pequenos, o jovem casal proprietário dessa cobertura de 180 m² em São Caetano no Sul, na Grande São Paulo, é bastante caseiro e gosta de receber amigos e familiares. Por isso, pediram ao arquiteto Marcos Biarari e ao designer Márcio Rodrigues um projeto de interiores cuidadoso, que garantisse conforto, amplitude e personalidade aos espaços. O décor deveria ser despojado e contemporâneo, com linhas retas e muita madeira. Também deveria proporcionar áreas de lazer agradáveis.
A reforma durou sete meses. Ao longo desse período, o andar superior foi bastante modificado. Sob o telhado de madeira pintado de branco foram construídos um home theater, onde a família passa a maior parte do tempo, e uma cozinha gourmet com churrasqueira e uma ampla mesa de jantar. Para esses espaços reservados a momentos de confraternização, os revestimentos foram escolhidos visando praticidade de manutenção. Daí o porcelanato no piso e as bancadas de granito café imperial fornecido pela Brutu’s Décor.
Anexo a esse espaço e acessado por meio de amplas portas de madeira há um solarium onde se destaca a composição de ladrilho hidráulico (Brasil Imperial) e revestimento cimentício atérmico nos pisos (De Stijl).
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Uma escada metálica em forma de U com degraus em madeira cumaru e guarda-corpo de vidro temperado cristal faz a conexão entre os dois pavimentos da cobertura. No piso inferior, onde ficam os quartos, a cozinha e o living, a decoração mantém a mesma pegada contemporânea e descontraída, com uso extensivo de madeira. Em complemento a paredes neutras, cores e estampas introduzidas sem pudores, em quadros, adornos e estofados.
Biarari e Rodrigues contam que a altura limitada do pé-direito do primeiro andar os fez evitar o rebaixamento do forro com gesso. Para acomodar a iluminação, a saída foi trabalhar com trilhos e iluminação sobreposta (Lustres Iriê). No andar superior, os trilhos também estão presentes, complementados por spots voltados para cima e que valorizam as tesouras de madeira do telhado.