Cercado pelo verde e abençoado com vistas para o Pão de Açúcar, o bairro de Santa Teresa tem uma legião de admiradores. O administrador de empresas Guido D’Anna e Sant’Anna (foto) tem outros bons motivos para gostar da região. Foi ali que seu avô, o banqueiro Oscar Guimarães Sant’Anna, realizou o sonho de construir um castelo nos trópicos (hoje a casa abriga o Centro Educacional Anísio Teixeira).
Guido seguiu o caminho do avô e adquiriu um palacete dos anos 1930 no bairro. Desde 2004, recebe turistas, principalmente estrangeiros, no lar. “Criei uma pousada domiciliar para que os visitantes sintam-se hóspedes de um amigo, não de um negócio”, explica. A Guesthouse Casa Bianca tem apenas três suítes, todas com vista para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar.
Mudar a decoração dessa morada octogenária, mas vibrante, foi a tarefa do arquiteto Francisco Viana. "Guido queria dar uma refrescada", conta o profissional. "Tentamos criar um clima carioca sem parecer caricato".
O primeiro passo foi mudar a pintura das paredes. Saíram os tons sóbrios e entraram cores alegres, como o amarelo da sala de estar, obtido por tentativa e erro durante a obra. "A intenção foi trazer um pouco de alegria e iluminar os ambientes". Viana aboliu o carpete e revelou o piso original de parquet - criado com imbuia, pau-amarelo e ipê. "Os europeus adoram", revela.
O proprietário queria usar sua coleção de móveis antigos. Viana intercalou as peças com arte moderna ou contemporânea. Assim, a sala de jantar recebeu um painel de espelhos e a obra-luminária de Zalinda Cartaxo. Uma tapeçaria de Concessa Colaço reina no living, assim como a luminária Smoke House, do escritório esloveno Bevk Perovic, comprada na La Lampe.
Viana conta que a arquitetura dos anos 1930 ajudou a criar o clima descontraído. "A construção original tem toda a atmosfera de uma época de muito refinamento e alegria". Livros espalhados pelo décor e os cachorros Bruno e Juliete criam por ali a deliciosa sensação de estar em casa.