Jeff Leatham é um dos poucos floristas no mundo que atingiram o status de pop star. Não por acaso. Graças às suas surpreendentes instalações, o premiado norte-americano fez as malas em 2009 e mudou-se para Paris, onde assumiu o posto de diretor artístico do luxuoso hotel George V, sede da rede Four Seasons na Cidade Luz. O segredo de seu sucesso pode parecer simples, mas faz toda a diferença. Seja para criar os elaborados cenários do lobby da hospedaria francesa ou simplesmente escolher os melhores cravos para um arranjo minimalista, Leatham não abre mão de duas coisas: diversão e paixão.
E isso fica claro ao vê-lo trabalhar. Quando chegou à casa modernista, em São Paulo, em que foram feitas as fotos deste editorial exclusivo para a Casa Vogue, ele logo impôs seu próprio ritmo à produção. Foi-se o jazz ambiente que inundava o local com sobriedade e veio sua trilha sonora pessoal, composta pelos últimos pop hits das rádios. Entre danças, brincadeiras e risadas, surgiam as composições com a assinatura Leatham.“Gosto de usar apenas uma tonalidade e, no máximo, três espécies de flores. Faço questão de manter tudo o mais clean, simples e chic possível”, diz.
Além de sua tríade de preceitos, o artista colhe referências no que seus olhos veem ao redor. “O design e a arquitetura devem sempre servir de inspiração principal na hora de dar forma aos arranjos. As flores são um belo complemento para o décor e devem se conectar a ele, nunca ofuscá-lo.” Seu estilo singular já conquistou uma lista de clientes de peso, como Oprah Winfrey, Madonna e o Dalai Lama, além de marcas de luxo como Alexander McQueen, Swarovski, Givenchy, Burberry e Tiffany&Co. Recentemente no Brasil, Leatham foi responsável pela decoração de Natal do shopping paulistano JK Iguatemi.
* Matéria publicada em Casa Vogue #352 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)